sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Técnicas | Gigapan


Hoje o post vai ser sobre fotos de altíssima resolução.

Eu já tinha ouvido falar sobre essas fotos fantásticas mas sempre achei longe de mais da minha realidade, mas quando parei para estuda-las, vi que o processo não é tão complicado como imaginamos. Ela é trabalhosa, claro, mas não tão complicada.



A foto abaixo foi o meu primeiro teste de uma "gigafoto". Como eu não posso ir monte longe ainda, eu fiz essa foto da janela aqui de casa e por isso fiquei sem alcance vertical para continuar a foto, o que é uma pena.

Na imagem abaixo você pode aproximar o zoom bem muito em qualquer parte da fotografia que desejar. Por exemplo: do lado inferior esquerdo você pode encontrar alguns homens trabalhando em uma pequena obra.

(Sempre que der um zoom, espere a imagem carregar)



Clique aqui para ver a foto maior. Encontre detalhes interessantes e veja algumas marcações super curiosas na foto. Aproveite para também marcar alguma coisa! 


O resultado dessas fotos são sempre muito interessantes!

Esse folder eu achei na internet, super interessante! Ele explica o processo de captura e montagem da foto.





Em síntese:


O que é  uma foto gigapan?!

Giganpan é um sistema de fazer fotos com altíssima resolução, que permite um zoom incrível, onde se pode visualizar pequenos detalhes das imagens.

Como é feita uma gigapan?

Uma "gigafoto" nada mais é do que centenas de fotos digitais montadas por um programa específico. Normalmente as fotos são feitas por um tripé-robô, depois transferidas para o computador e um programa específico junta todas as fotos em uma única imagem de altíssima resolução.

Onde são usadas as gigapans?

Elas são indicadas para fotos de grandes áreas, empresas, eventos, empreendimentos imobiliários etc. Locais e situações onde a visualização dos detalhes seja necessária.

Eu posso fazer uma gigapan sem o tripé robô?

Sim. Você irá fotografar uma panorâmica (com bem mais fotos e detalhes). Para fotografar uma panorâmica o processo é simples: tire fotografias lado a lado apenas girando o seu corpo para o lado. Lembrando de que cada foto deve conter um pedaço da foto anterior, para que o software que vá juntar as imagens reconheças as partes da imagem. Para fazer esse tipo de foto você precisará de um tripé.

Para ter uma imagem maior, você fará as fotos sequenciadas em mais "fileiras", ou seja, ao invés de ir fazendo uma linha com a câmera, você pode fazer mais sequências horizontais para ter uma imagem vertical ainda maior.

Após passar todas as imagens para o computador você escolhe o software de montagem de panorâmica e seleciona as imagens para executar a função (dependendo do seu computador e da quantidade de fotos, esse processo pode levar horas).

No photoshop CS4 existe uma ferramenta bem prática para montar panorâmicas, o PhotoMerge. Você vai em Arquivo > Automatizar > Photomarge, seleciona todas as fotos e pronto. Tenha paciência... Em alguns minutos, horas.. ou talvez segundos sua imagem estará pronta. :)



Links:

Mais fotos: www.gigapan.com/http://gigapan.com/gigapans/98515
E-code - Como fazer uma foto GigaPan [updated]


Espero que gostem e tentem fazer também!
E não esqueçam de compartilhar o resultado!

Beijos,

Fernanda Acioly



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...