quinta-feira, 15 de março de 2012

Dicas | Esquema de Iluminação


Olá gente, 

Hoje o post vai para os que, além de curtirem sair nas fotografias, adoram saber o que está por trás da imagem, os bastidores e as técnicas. Como vocês podem ver a foto da direita está bem diferente da foto original e o resultado ficou uma foto bacana que, corrija-me se estiver errada, mas que 90% das pessoas diriam ter sido feita em um estúdio fotográfico.

Então hoje eu resolvi mostrar um pouco de como fiz esse trabalho, que eu fiz no salão de festas do meu prédio. Para começar eu precisei de um fundo  escuro, a solução mais comum e barata que vemos na internet é o tecido TNT. Ele é legal, mas o ideal seria um tecido que seja o menos refletor de luz ou talvez duas camadas de TNT para que ficasse mais escuro. e mais "opaco", mas é importante perceber que usei apenas uma camada na foto acima.

Outro fator importante é a posição da luz, lembrando que a qualidade da luz interfere no resultado de uma imagem podendo criar sensações de acordo com a quantidade e o posicionamento da luz (HURTER, 2009). A ideia aqui era usar altos contrates. Eu só tinha um flash dedicado (SB 700), então eu precisava posicionar ele de uma forma que vazasse menos luz para o fundo (já que eu não tinha uma tapadeira  - que são cartões, geralmente pretos, que bloqueiam a luz, evitando que o assunto fotografado vazem e prejudiquem a imagem) e ao mesmo tempo iluminasse bem o meu assunto.

Esse foi basicamente o esquema de iluminação que utilizei. Meu softbo tem tamanho de 60x60, então para iluminar o corpo inteiro foi mais complicado, falaremos sobre isso em outro post.




O que sabemos sobre o softbox?  Segundo Hurter, "softboxes são o meio ideal de colocar muita luz difusa numa área controlada". Não era exatamente o que eu queria, mas também eu não podia tirar o softbox do flash e usar a luz dura do flash spendlight, porque eu ia perder muita luz "geral" na modelo, iluminando mais uma parte do corpo e gerando um contraste muito maior e o  resto ia ficar praticamente sem iluminação. Ou seja, dava para tirar o softbox, mas não para o meu propósito final. Então, eu ia precisar fazer algumas correções na edição. 

E foi basicamente o que fiz no tratamento de imagem? eu valorizei as sombras da foto aumentando o seu contraste e modificando um pouco a luz, que antes não estava tão dura, estava mais difusa sobre a modelo. E quanto ao fundo da foto eu só o subexpus um pouco, ele já era escuro e então ficou preto com facilidade.


Em algumas fotos eu utilizei um rebatedor prateado, do outro lado da modelo, para trazer alguma luz de volta para ela, mesmo querendo utilizar sombras na imagem, eu quis preservar alguma iluminação na nela, principalmente quando ela trocou de roupa e colocou uma blusa brilhosa. Observem as marcações que fiz, percebem que alguns pontos refletem uma iluminação?! No rosto, no braço, na roupa, no cabelo... Isso é bastante interessante para dar um pouco mais de vida da imagem.         


Clicando aqui você pode conferir as fotos do ensaio acima!

É isso, espero que vocês tenham compreendido e que eu não tenha falado coisas confusas, haha! É legal perceber que nem sempre a gente precisa de tanto equipamento para fazer fotos diferentes. Então eu deixei a dica e agora espero que vocês possam testar esquemas parecidos e claro, voltem para compartilhar o que aprenderam, perceberam e principalmente me mostrar o resultado!

Depois eu volto com mais fotos do ensaio do vestido verde!

Beijos,
Fernanda Acioly


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...