domingo, 27 de março de 2011

Técnica e Equipamento / Difusor: Barato, simples e eficiente!

     Demorei mas voltei! Hoje meu post vai ser sobre um pequeno e eficiente equipamento. O difusor de flash, mas especificamente o difusor omni bounce, que mais abaixo posto uma foto.

    Bem, um difusor, caso você não saiba, é utilizado na fotografia com a função de difundir, ou seja, suavizar, espalhar a luz, mas antes de chegarmos propriamente no difusor, vamos lembrar algumas considerações importantes sobre a luz na fotografia.

   Na fotografia nos usamos no geral duas classificações de luz: a dura (que ilumina diretamente o objeto fotografado) e a luz suave (que ilumina o objeto fotografado indiretamente). Logo, umal luz dura, gera uma sombra dura e uma luz suave, gera uma sombra suave. Abaixo uma ilustração que tentei fazer, ta meio tosca... mas acho que dá para entender. Temos a luz dura do sol e a luz dura do flash.



(clique na imagem para aumentar)

   Logo, analisando esse desenho acima você percebe de forma clara a diferença entre essas duas formas de usar a luz, observe também que a luz difusa também espalhou muito mais a luz. Compare as imagens e perceba que a quantidade de raios se propagando é bem maior no exemplo de baixo.

   No geral a luz difusa é bem mais usada pois suaviza e melhora a distribuição de luz em superfície plana em cima da superfície inteira de sua fotografia e também suaviza consideravelmente as sombras. Isso não quer dizer que você deva sempre usar a luz difusa, isso vai depender muito do seu objetivo com a foto, afinal a luz dura carrega sombras e contrastes fortes e bem definidos, o que carrega um efeito de drama e força. Abaixo dois exemplos de fotografias com luz dura e sombras fortes intencionais.



(clique na imagem para aumentar)

   Agora fica muito mais fácil de de entender a função daquele "objeto branco" em cima do flash que você encontra alguns fotógrafos usando por ai.  Eu sempre usei um difusor tabajara. Mas ele não é caro. Fica geralmente na faixa dos R$ 30 - 40 reais. É um bom investimento, principalmente se você trabalha com fotografia de eventos. Abaixo uma foto de um flash spendlight com um difusor (o difusor é essa caixa branca em cima do flash).


(clique na imagem para aumentar)


   Agora eu finalizo o post com uma pequena montagem que fiz com duas fotos que tirei só para mostrar a diferença para vocês. As duas imagens foram feitas usando exatamente configuração e condição de luz iguais. A única diferença é a utilização do difusor na primeira foto.



(clique na imagem para aumentar)



    Então é isso, eu espero não ter sido repetitiva e chata. Eu particularmente acho que é um assunto legal para conversar, né? Existem muito mais coisas para falar, comentar e testar. Principalmente em tipos de luz, por exemplo o rebatedor, que também usamos no flash. Quem sabe uma dia não vira um novo post?

   Se você tiver dúvidas, ou comentários a acrescentar, fique a vontade. Ficarei feliz em poder ajudar ou também aprender com sua experiência. 


Fernanda Acioly


Links Úteis




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...